September 25, 2017

Please reload

Posts Recentes

POESIA - 1º COLOCADO: "Quando preciso ser forte, preciso ser fraco"

November 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

"Não Fale"

September 25, 2017

 

Iai galera!

 

            Recentemente, em meio a aflições de pecado, tentações e a graça de Deus me fortalecendo e superabundando em mim, lembrei-me de uma música de Os Arrais,entitulada "Não Fale". (https://m.youtube.com/watch?v=M7e5QFsrwBE)

 

O refrão da música diz assim:

 

"Não fale que o conhece se o esquece em cada esquina

Não fale que o encontra nas suas ondas de fé e não na palavra, não na palavra"

 

            Lembro que essa foi a primeira música que ouvi dos arrais. Estava na casa de um amigo, e no meio de sua playlist estava ela. Quando ouvi, meu coração bateu mais forte. É sensação de um dedo na cara de qualquer pessoa que a ouve, um confronto  que nos leva diretamente à reflexão sobre o quanto temos nos lembrado de Deus (ou não) em nossa vida diária. Ela revela a hipocrisia do humano, do dito cristão, com religião apenas de palavras mas não de vida prática nem conhecimento de Deus.

 

         A música fala diretamente às pessoas que falam como se conhecessem a Deus, mas o negam a todo instante com suas obras e prática do dia a dia. O viver em Cristo, o Ser uma nova criatura, inclui necessariamente a mudança do ser, mudança que ocorre no interior, e se manifesta no exterior. Paul Washer conta uma história, em uma de suas pregações, que é mais ou menos assim:

 

"Uma pessoa está indo se encontrar com alguns amigos, mas no meio do caminho, ao atravessar a rua, é atropelada por um caminhão em alta velocidade. Após o impacto da batida, ele se levanta e sai andando, ainda chegando atrasado para o local aonde estava indo. Quando questionado o porquê de seu atraso, apenas diz: 'ah, fui atropelado por um caminhão em alta velocidade, mas estou bem, me levantei e vim andando.'"

 

          Será que uma história assim é possível? Será que os amigos acreditariam se ele lhes contasse essa história? Claro que não! Nenhum ser humano pode ser atropelado por um caminhão em alta velocidade diretamente e sair andando depois como se nada tivesse acontecido. Fica a pergunta, então:

 

         Quão maior é o Deus de todo o universo do que um caminhão, por maior que seja? E quão maior deve ser o impacto da presença desse grande Deus ao encontrar a vida de alguém do que a batida do maior carreta do mundo em sua máxima velocidade? O Deus Criador é infinitamente maior que a maior das suas Criações.

 

         O que me veio a mente foi uma espécie de contextualização para a realidade de boa parte dos crentes de verdade:

 

"Não fale que o conhece se o esquece propositalmente em algumas esquinas"

 

        Eu tinha pensado também em "Não fale que O conhece se quer esquecê-lo em algumas esquinas"; porém, me lembrei de que, enquanto estivermos com esse corpo corruptível, sempre haverá desejo de esquecer a Deus em certos momentos, em certas "esquinas". O problema não é a vontade, o desejo em nós de esquecê-lo em algum momento para satisfazer a nossa carne. O problema real é quando damos vazão a essa vontade, a esse desejo, e ele se torna uma intenção, e planejamos em nosso coração "esquecer a Deus" quando surgir certas circunstâncias específicas. É como se um crente, alguém cujo pressuposto é que tenha entregado completamente seu coração e suas afeições a Deus, dissesse: "Deus, você ficará com quase todo o meu tempo, pensamentos e afeições. Porém, nessas circunstâncias aqui, eu me dou o direito de fazer minha própria vontade e amar a outra coisa, mas só um pouco, ok? O Senhor continua sendo minha prioridade, isso aqui é exceção"

 

     Vejam bem, pessoas, todos pecamos enquanto ainda nesse corpo de morte....Verdade muito triste, mas ainda Verdade. Porém, em nenhuma parte das Escrituras nos é permitido planejar o pecado e pensar "já que irá acontecer, vou controlar suas circunstâncias". Não! Não! Não! O pecado é um inimigo do cristão, do genuíno filho de Deus, e em nenhum momento podemos ceder propositalmente a Ele, nem que seja apenas um pouco! Se cairmos, será debaixo de muita luta e resistência. E se caímos, não decidimos ficar no chão, mas buscamos forças no Senhor para nos levantar e continuar nessa batalha. É difícil? Com certeza! Porém, ao crente não é permitido olhar para trás. 

 

"Mas nós não somos dos que retrocedem para perdição; mas dos que têm a fé para a salvação da alma." Hebreus 10:39

 

         E então, fica a pergunta: Você tem deixado algumas "esquinas" para esquecer de Deus e fazer sua própria vontade? Não nenhuma, não algumas, não a maioria e nem quase todas. TODAS as esquinas, todas as circunstâncias, todo momento em todo contexto, tudo é para amar a Deus e glorificar o Seu nome. Não desista no meio da batalha contra o pecado, não ceda, não planeje pecar, mas lute com todas as suas forças contra ele, pois

 

"Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue" Hebreus 12.44

 

         Porque viver uma mentira e perecer quando posso viver a Verdade do Amor de Cristo e experimentar como é quando um humano fraco e limitado anda na presença do Onipotente Deus?

Então, "Não fale que o conhece se o esquece em cada esquina", mas arrependa-se do seu pecado e volte-se para o Senhor, para que possa enfim dizer com toda propriedade:

 

"EU O CONHEÇO!"

 

Fiquem na Paz, amigos irmãos, e Força!

 

P.S.: Eu sei que cito bastante esses versículos acima, e trato bastante dessa temática de luta contra o pecado, mas fazer o quê, se essa batalha é, como um bom cristão, a minha rotina? Espero que tenha sido edificante pra vocês. :)

--

 

por Alan Keuce

 

"Seja alguém de quem o mundo não é digno"(paráfrase Hb.11.38)

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now