September 25, 2017

Please reload

Posts Recentes

POESIA - 1º COLOCADO: "Quando preciso ser forte, preciso ser fraco"

November 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Reflexão sobre a Morte e Vida com Charlie St. Cloud

February 24, 2017

 

 

 

 

 

Olá pessoas! 

Então, a digressão de hoje é sobre um filme que assisti hoje, novamente....Morte e Vida de Charlie.

 

Primeiramente, pra quem não o conhece, aqui vai uma sinopse:

 

"Os irmãos Charlie (Zac Efron) e Sam (Charlie Tahan) formavam uma dupla e tanto, mas um trágico acidente os separou. Apesar disso, Charlie conseguiu manter contato com ele após a morte e tornou-se um cara estranho e recluso, abandonando seu futuro para trabalhar no cemitério da pequena cidade. Anos mais tarde, Charlie reencontra uma jovem da escola (Amanda Crew) e passa a sentir por ela uma forte atração. Agora, ele precisa decidir entre manter a promessa que fez ao irmão de nunca mais o abandonar, ou seguir o desejo de seu próprio coração e dar um novo rumo para a sua vida."

 

Sobre a Morte...

 

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Gálatas 2:20

 

                   Penso que a grande reflexão desse filme é a questão da "segunda chance", o "porque estou aqui". Após a morte de Sam e da experiência de Charlie de morrer (por alguns segundos) e voltar à vida, parece-me que a questão que guia Charlie durante toda a trama do filme (mesmo que ele mesmo não esteja bem consciente disso na maior parte do tempo) é: porque estou aqui? Para quê eu continuo vivo? Charlie, após o acidente, permanece preso ao passado, preso ao seu irmão falecido e impedido de realizar qualquer coisa na sua vida, pois isso significaria romper com esse passado. (Uma obs importante: sei que existe aí uma questão de ele ver o irmão falecido e outros espíritos e talz, que discorda da ideia bíblica, mas vou enfocar apenas a questão da Conexão, ok? Obrigado pela compreensão. ;) )

 

 

             Questões como essa são frequentemente trazidas a nós em filmes, séries, animes e eventos do dia a dia....por exemplo, quando alguém próximo morre, é quase inevitável o pensamento de 'como está a minha vida?', 'eu estou vivendo da forma como deveria?', 'quais mudanças devo fazer para que minha vida valha mais a pena ou seja mais bem vivida?'.... Para um cristão, existem muitas formas de observar a morte, muitas temáticas a se pensar...sobre a morte da morte na morte de Cristo, na influência disso na nossa Eternidade e na nossa vida presente,  no que acontece propriamente após a morte, como pensar nas pessoas que já morreram, enfim, muita coisa...

 

                 Ao assistir esse filme, fui lembrado exatamente dessa questão, e gostaria de compartilhar alguns pensamentos e sentimentos meus, que alguns de vocês podem se identificar (ou não). Essa questão da morte desperta em cada pessoa uma sensação diferente....Abaixo, o que despertou mais recentemente em mim, em relação à minha vida:

 

                "Eu só não quero que minha vida aqui seja um desperdício... não raras vezes me pego tentado a ficar pra baixo, ao pensar em mim como alguém que não faz muita diferença, meio dispensável nessa terra, pra as pessoas, pra a existência....é um pensamento meio triste, né, eu sei...e só quem entende realmente é quem já teve um sentimento assim. Isso leva a gente a pensar: Como eu tenho gastado os meus dias? Meu tempo? dinheiro? Meus pensamentos e esforços? São coisas que realmente importam? Tem gente que pensa que ser bem sucedido numa carreira, ter estabilidade financeira, ter a vida toda nos conformes, sei lá mais o quê, que essas coisas são viver uma boa vida, que vale a pena...eu realmente discordo.

 

                  Quando eu penso no que eu gostaria que as pessoas lembrassem de mim, após a minha morte, não é: "oh, que bom funcionário ele era, era tão bem sucedido!" ou "ah, ele era um cara legal, um bom cidadão, tinha uma boa vida." Não! Poxa, essas coisas até se passam como 'legais' durante essa vida, mas essas são realmente as coisas pelas quais você quer ser lembrado? São realmente as coisas que valem a pena?

 

               Eu realmente quero que as pessoas lembrem de mim, Alan Keuce, como um cara que foi importante pra a vida delas, de alguma forma relevante, que ultrapasse os valores terrenos, que vá além da própria morte. Que eu deixei algum ensinamento com a minha vida, com meu exemplo, não de como ganhar o mundo, mas de como imitar a Cristo. Quero que pessoas pensem em mim como um cara que se importava com as pessoas; que meus Amigos me valorizem como alguém que realmente amou a Cristo e foi a manifestação de Deus na vida deles. Que mostrou amor, compaixão, justiça, santidade enquanto viveu. Que, mesmo no meio de erros e vacilos, se arrependia, clamava a Deus todos os dias para que transformasse o seu ser conforme à Sua imagem.

 

                Eu sei que eu tenho tantas falhas de caráter que fico meio triste só de começar a lista... mas poxa, eu também Sei, de fato, que Deus tem me transformado, que Deus tem colocado d'Ele mesmo em mim, colocado amor nesse coração duro, colocado brilho nesses olhos, que tantas vezes, se depender de mim, são tão sombrios... Deus tem mudado tudo isso, enchido de sentido essa existência que por si só é vazia... Eu sei que, apesar dos meus erros, ainda tem vezes, e tem acontecido cada vez mais, que eu obedeço a Deus, e eu fico tão feliz com isso, porque eu sei que eu fiz o que devia fazer, e eu sei que isso muda, nem que seja um pouco a vida das pessoas....só o pensar em Deus, em quem é o Deus verdadeiro e o quê Ele fez por nós em Cristo, pode nos trazer Esperança... saber que não precisamos continuar sendo pecadores, porque Ele morreu por nós pra nos libertar dessa realidade de pecado....Eu sei que, para os meus Amigos, pelo menos os mais próximos, minha vida é importante, faz diferença pra melhor.

 

              Esse é o exemplo, essa é a memória que eu quero deixar, vidas que conheceram mais de Deus por meio de mim, que sentiram o Amor de Deus por meio da minha vida. Não tem coisa melhor que isso.... Eu quero ser relevante na vida daqueles que eu amo...e não tem coisa maior que eu possa lhes oferecer, coisa mais importante a lhes mostrar...Isso é o que eu quero. Às vezes é tão difícil, sentir-se irrelevante, dispensável.. é tão difícil...e como lutar contra isso: Sendo como Cristo, sendo cheio d'Ele, agindo, pensando, amando como ele... não de forma forçada, mas sim Ele mesmo habitando e guiando os meus passos; Ele mesmo sendo tudo o que eu preciso, tudo o que eu tenho....Isso é o que eu quero, essa é a forma como eu quero mudar o mundo, essa é a minha contribuição para a sociedade: que Cristo não apenas esteja, mas que Ele Seja em mim, desde agora e para sempre! Amém."

 

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."
Colossenses 3:1-3

 

Morte e Vida...

 

 

 

              Não nos enganemos com as coisas dessa terra! No fim, Charlie percebe o erro que é gastar a sua vida preso ao passado, sem cumprir aquilo para o qual ele se entedia chamado a fazer e viver. Ao final do filme, Charlie deixa o passado para trás e percebe que a vida nos é dada como um presente, e é feita para ser vivida.  

 

             Pela Morte de Cristo, temos vida com Ele. Não desperdicemos, então, a vida que Ele nos deu pela Sua morte com as bobagens que essa terra nos oferece para nos entreter e desfocar do que realmente importa. Pela morte de Cristo, morremos para o que nos havia matado, e ressuscitamos para uma nova vida, na qual Ele é a plena e suficiente razão da nossa existência. Não vale a pena se prender ao passado... não quando o próprio Deus morreu para te dar a Esperança de um futuro além daquilo que você possa imaginar: uma Esperança para Eternidade junto d'Ele! 

 

              Então, que Deus nos abençoe grandemente, com a graça de estamos no centro de Sua vontade, entendendo sempre que Ele é a Verdadeira Realidade e que a nossa vida está escondida com Cristo! Fique na Paz!

 

 

--

 

por Alan Keuce

 

"Seja alguém de quem o mundo não é digno"(paráfrase Hb.11.38)

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now