September 25, 2017

Please reload

Posts Recentes

POESIA - 1º COLOCADO: "Quando preciso ser forte, preciso ser fraco"

November 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Os Irmãos Elric e o Preço da Verdade

February 3, 2016

    

Iai, galera, tudo na Paz?

     Então, mais uma quarta-feira, mais uma Conexão Anime-Bíblia pra você. Pra mim, Fullmetal Alchemist Brotherhood é um dos melhores animes produzidos na história, com certeza está nos meus top 5. Primeiro, aos que não estão muito familiarizados com a história, uma breve sinopse:

 

    Ainda crianças, Edward e Alphonse Elric perderam sua mãe para uma doença. Inconformados, os irmãos decidem usar seus conhecimentos para quebrar o maior tabu da Alquimia¹, a transmutação² humana, para tentar ressuscitar sua mãe. Mas a tentativa não acontece como eles esperam: Ed perde seu braço direito e sua perna esquerda. Já Al perde seu corpo por inteiro e só não desaparece de vez por que seu irmão conseguiu fixar sua alma em uma armadura de metal. É a lei máxima da Alquimia, a “Lei da Troca Equivalente”, em que nada pode ser obtido sem sacrifício; para se obter algo é preciso oferecer algo em troca de igual valor.

     

        A saga dos irmãos Elric acontece então com o objetivo de recuperar seus corpos, por meio da lendária “pedra filosofal” que, reza a lenda, aumenta os poderes dos alquimistas e burla a lei da troca equivalente. Nessa jornada, para facilitar a sua busca, Edward Elric (o loiro da imagem acima) se torna um Alquimista do Estado, e descobre pouco a pouco os segredos dos líderes do governo, e enfrenta os inimigos que vão surgindo no decorrer do caminho, como quimeras, homúnculos e outros alquimistas, dentre os quais muitos também estão atrás da pedra filosofal para executar os seus planos.

--------

       

 

        Os que já assistiram o anime devem ter percebido que há milhares de conexões possíveis entre ele e a bíblia (as quais ainda serão exploradas em outros posts), mas hoje, vamos tratar especificamente sobre a questão da Verdade (o cara branco da imagem). Como eu já disse, na tentativa de recuperar sua mãe, os irmãos Elric perderam partes de seus corpos como um preço pago pelo que fizeram. Mas quem recebeu esse pagamento? E se sua mãe não voltou, o que eles receberam em troca do que pagaram? A Verdade é a resposta!   

  

        No anime, os únicos que conseguem fazer uma transmutação sem utilizar de um círculo de transmutação são aqueles que já quebraram o tabu da transmutação humana,como é o caso dos irmãos Elric. Isso acontece porque, de alguma forma, ao tentarem realizar a transmutação humana, eles receberam, como recompensa pelas partes do corpo perdidas, uma parte da Verdade, de modo que eles completam em seus próprios corpos o círculo de transmutação, sem a necessidade de desenhá-lo. A Verdade é apresentada de modo muito interessante no Anime, pois ela é o deus, nesse mundo. Deus, nesse contexto, é conhecido como a Verdade, e sua existência torna possível a alquimia. Sem a Verdade, os alquimistas não poderiam fazer nada, e para alcançá-la, tem de se pagar um preço à Verdade, que seja equivalente ao que desejam receber.

 

       A Bíblia fala bastante da relação entre Deus e a Verdade. O próprio Cristo passa uma ideia muito semelhante a que vemos em Fullmetal:

 

”Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6

 

         Aqui, Jesus, o Filho de Deus, o próprio Deus, diz de Sua natureza, e um dos elementos que Ele usa para se descrever é justamente a “Verdade”. O fato de Deus ser um Deus verdadeiro, que não mente, é tema comum na bíblia. Mas é interessante notar que, assim como em Fullmetal, em que a verdade meio que tem forma e substância, Jesus também se refere a ela dessa forma. No versículo acima, Ele não diz que é verdadeiro, mas sim que é a Verdade. Em João 8.32, Jesus diz que nós “conhecemos a Verdade e a Verdade nos libertará”, como se ela fosse uma pessoa, e não uma característica. Nesse sentido, Fullmetal Alchemist Brotherhood retrata bem esse aspecto da natureza de Deus: a Verdade não é um mero adjetivo para Deus, mas quase que um outro nome para Ele. Deus é a Verdade que liberta, transforma, salva (e condena)... a Verdade é Deus, e Deus é a Verdade, e não há Verdade fora d'Ele. Como dizia Agostinho, "toda Verdade é Verdade de Deus."

 

         Também podemos ver claramente a bíblia falando de um preço para alcançar a Verdade:

 

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.”
Mateus 10:37-39

 

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.”
Lucas 9:23,24

 

        No contexto bíblico, chegamos a Deus pela Graça do próprio Deus, e não há mérito algum em nós, nada que possamos dar a Deus para que consigamos algo dele. Tudo já pertence a Ele. Porém, conforme entendemos em textos como os acima, existe uma renúncia, na medida em que somos alcançados por essa graça. Por exemplo, não podemos esperar estar com o Senhor e não renunciar o pecado em nossas vidas. Não conseguiremos amar a Deus acima de todas as coisas se gastarmos nossas vidas para nossos próprios prazeres, ao invés de encontrar prazer em Deus e em Sua vontade. Nesse sentido, podemos dizer que há um preço, e o preço é toda a nossa vida, entregue totalmente nas mãos do Senhor; não só o corpo, mas também nossas almas, entregues a Ele.

 

       Diferentemente da Verdade de Fullmetal Alchemist brotherhood, o nosso Deus não barganha conosco, dando apenas na medida em que podemos retribuir; pelo contrário, apesar de ser o dono de tudo, Ele nos convida a voluntariamente reconhecermos o Seu Senhorio e Sua soberania, para que possamos viver totalmente em Sua Verdade. Assim, Ele mesmo é quem faz a “transmutação humana” em nós; Ele transforma nossas almas, Ele traz vida onde havia morte. E nós não precisamos pagar nenhum preço, pois tudo já foi pago na Cruz; mas simplesmente viver e permanecer na Verdade, que agora habita em nós.

 

---

Por Alan Keuce

"Seja alguém de quem o mundo não é digno" (paráfrase Hb.11.38)

 

 Alquimia¹ : Ciência baseada na compreensão, decomposição e recomposição da matéria (une elementos semelhantes à magia com o conhecimento científico).

Transmutação² : Forma de modificação da matéria por meio dos círculos de transmutação, que são um meio de aproveitar e dirigir o fluxo de energia por meio de conhecimentos específicos colocados no círculo. 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now