September 25, 2017

Please reload

Posts Recentes

POESIA - 1º COLOCADO: "Quando preciso ser forte, preciso ser fraco"

November 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Conexão NARUTO parte 2: “Naruto e uma lição sobre humildade”

April 18, 2016

 

 

“A paz significa o fim da evolução para os humanos. E é exatamente isso que vocês todos são. Uma espécie que não evolui, naturalmente, é destruída.” Uchiha Shin

 

           Na vida do cristão, as lutas e tribulações da vida tem um valor especial, no que se refere aos propósitos soberanos de Deus. Na história do povo de Deus, os problemas frequentemente eram usados por Deus para aperfeiçoar o seu povo, dando-lhe experiência e amadurecimento.

 

           Também podemos perceber um valor inestimável nas dificuldades, especialmente as mais difíceis, as que temos a sensação de que nunca vamos conseguir passar. Isso porque elas nos ensinam algo muito importante: "Humildade".

 

            Por muito tempo na história de Naruto, ele foi humilhado, ignorado e rejeitado (tudo por carregar a Kyuubi dentro de si), e desejava unicamente ser reconhecido, desejava ser o Hokage (líder máximo da sua vila). Apesar disso, Naruto tinha um forte orgulho, e não se deixava abater completamente, sempre estando disposto a superar os desafios e seguir em frente. Na sua humilhação e falta de amigos, ele aprendeu a humildade. Seu orgulho foi sendo moldado, e ele foi aprendendo cada vez mais que seus companheiros são sua força; que sua força não é para si, mas para os outros; que se tornar Hokage significava ir na frente, não para estar na frente, mas para sofrer o impacto maior, proteger os outros e, se necessário, cair na frente, para que os que o seguem passem por cima de si e possam prosseguir. A prática de Naruto correspondia ao pensamento de que somos todos servos; como dizem as Escrituras:

“Servi-vos uns aos outros pelo amor” (Gálatas 5:13)

       

 

              O orgulho é perigoso. O orgulho foi e é a raiz de todo pecado, de todo afastamento de Deus, pois, para pecar em alguma área, precisamos primeiramente considerar a satisfação de nossos desejos mais importantes que a satisfação dos desejos de Deus.  Deus odeia o orgulho e resiste aos orgulhosos. Conforme as Escrituras:

 

 “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4:6)

 

            Sasuke tinha uma visão diferente de Naruto no que se refere a ser um Hokage. Na visão dele, o Hokage deveria ser alguém que fizesse o que fosse necessário, julgamentos e execuções, e concentrar o ódio de todos para manter a paz entre todos. Ele acreditava que podia fazer isso, pois sempre se considerou mais habilidoso, com maior potencial que os outros. Ele era verdadeiramente orgulhoso, e isso o afastou de seus amigos e o levou por um caminho obscuro.

 

         Um autor puritano chamado Isaac Ambrose, em seu livro "The Christian Warrior: wrestling with sin, satan, the world and the flesh", diz:

 

“Assim como o orgulho é a imagem do diabo e o que o levou à ruína, a humildade é a imagem de Cristo, que o exaltou e honrou.”

 

Pedro considerou o mesmo princípio que Tiago citou, e diz:

 

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte"
1 Pedro 5:6

 

Se diante de Deus, o humilde que tem valor e o orgulhoso é abatido, então o princípio é: humilhe-se diante de Deus, pois Ele é quem exalta o humilhado; isso acontece porque o humilde, ao ser exaltado, não tomará para si a glória, mas a destinará por completo ao Deus que o exaltou. Soli Deo Gloria!

 

              A imagem do salvador a ser construída em nós não é a de um orgulhoso ditador, mas sim a de um Senhor humilde, que, apesar da não necessidade de qualquer um de nós, decidiu esvaziar-se de si mesmo, para estar conosco e nos atrair a si. Ele era Deus, mas não considerou isso algo a que devia se apegar! Ele assumiu a forma de servo, o Senhor se dispôs voluntariamente a servir os servos por Amor.

 

             Muitos na história de Naruto já disseram que “Naruto tem o dom de atrair as pessoas ao seu lado”. A humildade atrai as pessoas para si, enquanto o orgulho as afasta, assim como Sasuke fez. Os que pensam de si mesmos mais que os outros podem até chamar a atenção inicialmente, mas ficarão sozinhos; os que tem mais amigos verdadeiros, que permanecem, são os humildes, capazes de perdoar, enxergar os seus erros, mas sempre se esforçar pra melhorar, encontrando força junto dos outros. Como diz Isaac Ambrose:

 

“O orgulho do coração é a destruição da graça.”

 

               Não é capaz de receber a graça de Deus aquele que pensa de si mesmo mais que de fato é: um pecador totalmente necessitado da misericórdia de Deus. Um orgulhoso não reconhece a necessidade de graça, e por isso não pode ser alcançado por ela, enquanto permanecer nessa condição.

 

“Um Salvador humilde e um pecador orgulhoso nunca podem andar juntos. Cristo nunca virá a você enquanto se mantiver orgulhoso, por isso você deve inclinar-se a ele em humilhação, antes de qualquer tipo de aproximação com Ele.” Isaac Ambrose

 

         Deixe o orgulho de lado. Suas falhas e imperfeições não precisam ser motivo de vergonha.  O orgulhoso tem problemas que enxerguem seus defeitos e o considerem fraco, inferior. O humilde, humilhado diante de Cristo, enxerga nisso oportunidade de fazer o seu salvador conhecido, mostrando que nas fraquezas do homem, pode se manifestar a Força de Deus! (II coríntios 12.9)

 

--

 

por Alan Keuce

 

"Seja alguém de quem o mundo não é digno"(paráfrase Hb.11.38)

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now