O Desejo Ardente de Charizard e o Convívio entre os irmãos


Olá pessoas! Aqui temos o primeiro post da categoria “Conexões”! O propósito dessa categoria é colocar ideias que vejo em filmes, animes, séries e afins, e que se assemelham em algum aspecto à Bíblia, Deus ou à vida cristã. O desejo ardente de Charizard é um episódio famoso da terceira temporada do anime Pokémon. Nesse episódio, Ash e seus amigos encontram o Vale Charissífico, lugar de onde vêm os maiores e mais poderosos charizards da história. Lá, os Charizards não precisam de humanos para treinar, mas lutam e competem entre si, sempre superando os seus limites e tornando-se extremamente fortes de forma natural. Esse é um episódio marcante, pois o charizard de Ash, sempre tão orgulhoso, se vê impotente diante até mesmo do mais manso charizard daquele lugar. O orgulhoso charizard, tomado por um desejo ardente de se tornar mais forte, deixa Ash sem opções, a não ser deixá-lo naquele lugar, para treinar com aqueles Charizards e alcançar a força que almeja.


Olhando pra isso, comecei a pensar na igreja... Charizard foi para aquele lugar para lutar e ficar mais forte com seus companheiros de batalha. Hoje, somos chamados a ficar mais fortes juntos de nossos irmãos na igreja, buscando juntos mais de Deus e de Seu direcionamento. Obviamente, o propósito da igreja não é que os irmãos lutem uns contra os outros; o modo como somos fortalecidos é diferente, apesar de também ser necessário que estejamos juntos. Porém, todos sabemos que divergências acontecem no convívio da igreja....não é fácil viver em comunidade, mesmo quando temos um mesmo Deus que nos diz de forma clara que devemos amar uns aos outros (Jo.13.34). Não é fácil ter desavenças e discussões justo com as pessoas que esperávamos estar unidos na presença de Deus; por isso, tantos têm desistido de estar nas igrejas, enxergando hipocrisia, mentiras, fofocas, desunião.


Mas o que se esquece é de que a bíblia nunca disse que essas eram razões aceitáveis para desistirmos da igreja. Pense um pouco sobre os textos abaixo:


“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da

salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos

juntamente com ele.

Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros,

como também o fazeis.”

1 Tessalonicenses 5:9-11


Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que

tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim

perdoai também vós.

Mas, acima de tudo, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.”

Colossenses 3:13,14


“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa,

vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão;

olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se

a si mesmo.

Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e

não noutro.

Porque cada qual levará a sua própria carga.”

Gálatas 6:1-5


Perceba, Paulo fala sobre Exortar uns aos outros, Suportar uns aos outros, Levar as cargas uns dos outros... Charizard estava disposto a ter grandes batalhas no vale Charissífico, porque sabia que aquilo só iria deixa-lo mais forte. Diferentemente, os cristãos esqueceram que estão literalmente numa guerra, e que estar com outros soldados também é treinamento para o que acontece do lado de fora. A bíblia já prevê todas as dificuldades que surgem dentro das igrejas, e associa o passar por todas elas com nosso relacionamento com Deus, exortando os irmãos para que possamos viver com Ele, perdoando os irmãos como Ele nos perdoa, cumprindo a lei de Cristo ao levar as cargas dos outros.


É altamente provável que, se você ainda não teve problemas de relacionamento com os irmãos, isso ainda venha a acontecer, se continuar no convívio eclesiástico. Mas não deixe isso te desanimar! Assim como o Charizard que entrou no vale charissífico para ficar mais forte (e, de fato, cada vez que reaparece para as batalhas decisivas, está mais forte!), nós também saímos mais fortes a cada vez que uma situação assim acontece. Esse é o nosso treinamento para que, assim como o nosso Senhor e na força dEle, possamos vencer o mundo!



---

Por Alan Keuce

"Seja alguém de quem o mundo não é digno" (paráfrase Hb.11.38)

#Anime

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now